Último
texto
Hell's angels
Márcia
Denser
Os olhos têm aquela expressão vazada de maldade inocente, de suprema condescendência,
como dos ídolos talhados em ouro e prata ?luz das tochas, indiferentes às cerimônias
e ao borbulhar das paixões e sacrifícios humanos; a macia pele do rosto de dezenove anos
incompletos transparece e crepita, mas não se deixa tocar e, se o faz, o seu tato ?de
borracha ou vinil, porque os jovens de dezenove anos incompletos são pequenas
monstruosidades portadoras do aleijão psíquico, faltando pedaços como um ombro para se
chorar, um olhar atento, o gesto brusco no vácuo do antebraço consolador; os lábios
congelados na frase de Peter Pan "eu sou a juventude eterna!, a mão
perpetuamente brandindo a estocada final na passagem do tempo. Um adolescente ?sempre
monstruoso porque desumano, assim como um deus, assim como um anjo, assim como voc?
Robi.
Eu o conheci precisamente no dia que completava trinta anos, dirigindo amargurada meu
automóvel para o analista. Pensava: o Superman também tem trinta anos mas o fato
?que ele não existe, eu sim, e muito passageiramente, pelo visto. Fisgava-me
freqüentemente refletindo sobre a minha transitoriedade e a imutabilidade da natureza.
Esse mesmo céu, esse mesmo crepúsculo, essa mesma intensidade de tons avermelhados e
laranja que contemplei aos quinze anos, estão agora testemunhando meus trinta,
inalterados, imperturbáveis, tão odiosamente imutáveis, mas, se ter consciência disso
?o preço da mortalidade, eu prefiro pag?lo a permanecer nesse estado bestialício de
eternidade inanimada como as areias, os corvos, o crepúsculo, as montanhas e o mais.
O que não deixa de ser putamente injusto, prosseguia pensando, quando o ronco de uma
motocicleta ao lado do automóvel sobrepujou a música em FM como também os pensamentos
acima descritos, além de todo o resto, o que acabou por irritar-me. Havia esquecido que
deixara o vestido levantar exibindo as coxas, da?Robi, o motoqueiro, aparecer na minha
janela, caninos pingando sangue.
Por segundos, foi como se estivesse me vendo l?fora, do outro lado da juventude, h?
dez, doze anos atrás, o sorriso entre tímido e malicioso, olhos irrequietos, inseguros,
lábios naturalmente úmidos, cabelos emaranhados e elétricos como filamentos de cobre
molhado e, Deus meu, que beleza!
Quando desviei o rosto tinha envelhecido o suficiente a ponto de fixar os olhos embaçados
nos ponteiros luminosos mas, empurrando a dor para baixo, sete palmos no inconsciente,
senti s?irritação pela intromissão do rapazinho que perturbava meus pensamentos,
minha solidão, minha maturidade, espiando, sem mais nem menos, para dentro do carro, com
a mesma sem cerimônia que um beb? escondido debaixo da mesa, espiaria as calcinhas das
senhoras.
Devo acrescentar que, dentro de um automóvel, sinto-me tão absolutamente s?e segura
como no ventre materno e, além do mais, não havia notado as coxas. A bem da verdade, fiz
tudo para livrar-me dele, mas o destino conspirou:
Destino I: Motoca seguiu-me at?vaga da zona azul e, após observar divertido
cerca de dezoito manobras humilhantes e mal sucedidas, ofereceu-se para estacionar o
automóvel de madame:
Destino II: Acertou na primeira (não que fosse muito bom, ruim sou eu,
especialmente se observada por crianças. Elas me põem nervosa).
Destino III: Obrigada / Voc?tem telefone? / Não me importa nem um pouco deixar
que os homens fa... / Estou sem lápis / Mas quantos anos voc?tem? / Oitenta e cinco.
Tem caneta? / Não saberia exatamente o que fazer com voc?/ (Risinho pilantra, procura
pedaço de papel na carteira) / 62-3145. Tchau, tenho hora no médico / Médico? /
Analista / Pra qu?o psiquiatra, garota? / Analista / ? Analista / Demora pra explicar
/ Eu telefono / Então telefona / Meu nome ?Robi / Wood? / O qu? / O meu ?Diana.
Tchau.
O tempo fluiu (como sempre) . Passaram-se duas semanas. Não paro em casa, mas o garoto
tinha um faro diabólico. Sempre me pegava nos intervalos da muda de roupa, banho, jantar
e outra escapada. Enquanto isso eu: a) estava sendo perseguida por um cineasta maldito; b)
batia cartas comerciais; c) fazia um tratamento dentário intensivo; d) chateava-me com os
amigos no bar; e) ou seja, merdava.
Certa tarde, final de expediente no escritório, eis Robi que surge ao lado da minha
escrivaninha: vamos sair? Caninos pingando sangue. Sem saber como, ele vencera as
estruturas de aço da burocracia e, munido de crachás, credenciais de apoio e um sorriso
tentador, me apanhara sobre uma IBM, dois diretores afoitos e quarenta e cinco atentos
funcionários entrincheirados na vastidão do expediente. Como se eu não tivesse coisa
melhor a fazer no mundo que sair com ele. E não mesmo. Para mim a situação se
afiguraria esmagadora, mas Robi era um caçador nato. De toda uma vasta multidão de
admiradores, ele se destacara surpreendendo-me na minha própria cidadela. Ele, Robi, o
motoqueiro. Era incrível.
Sente-se, sorri divertida, j?termino essa carta. Mas meus dedos tremiam. Cruzar
ou não as pernas? Dirigir-me como agora ao meu ? e se ele dirigir-se ?
mim? Teria forças psicológicas para proceder aos processos e pareceres? Então era assim
que eu sobrevivia? Aquele garoto de jeans, blusão de couro e botas de montaria, sentado
displicente numa das poltronas da sala de espera, transformara-se no meu inquisidor, meu
juiz de alçada, meu anjo vermelho, Lúcifer, o decaído, piscando de sua torre
flamejante, reduzindo a cinzas e ao ridículo aquele santuário simétrico da burocracia.
E não tinha consciência disso. Tanto melhor. Consciência tenho eu, por isso as coisas
dão no que dão. Ficam mal paradas. A evidente oposição do garoto ao ambiente
produzia-se como um fenômeno natural. Bastaria que ele (ou nós) acordássemos para que o
encanto fosse desfeito. E as oposições são tão tentadoras , tão novela das oito, que
eu j?andava ansiando por uma paixão lamacenta. Na verdade, estava me atirando
dentro dela. Com mai?executivo e tudo.
Saímos. No meu carro porque a moto estava quebrada. A princípio eu o fitava como se
estivesse observando um formigueiro: com .curiosidade cientifica, ócio e nenhuma
emoção. Puro divertimento. Dentes um tanto amarelados (feitos de doce de leite, desses
com vaquinha no rótulo); olhos que jamais se fixavam no interlocutor, uma aflição mal
disfarçada pelo paradeiro que dar às mãos, o crânio ligeiramente achatado, mas ao
contrário do achatamento produzido pelo fórceps, beb?Robi parecia ter sido retirado da
mamãe com uma forminha de tostex, Deus me perdoe, mas era s?um defeitinho ?toa; um
belo nariz e um bom corte de cabelo, em camadas. Como James Dean, comparei mentalmente.
Mas s?mentalmente, não verbalizaria a comparação. Talvez ele não conhecesse James
Dean. Talvez me achasse velha demais ao compar?lo a alguém antigo como James Dean.
Imagino o que pensaria se exumasse coisas como George Raft ou Johnny Weismüller, tango,
Tarz? bolero e Gilda!
Mudando um pouco de assunto, estávamos num bar. Eu bebia vodca com suco de laranja, ele
coca-cola. O problema não era propriamente a bebida, mas sim a falta de grana, explicou.
A gente acostuma a não beber e também não fumar, vive-se de hamburgers e chiclete, ?
isso. Classe média alta paulistana, Robi estudava bastante, o colégio era um bocado
puxado, tinha papai, mamãe, uma governanta romena (bab? neném) e s?pensava em duas
coisas: garotas e moto. E isso quer dizer que não pensava. Devaneava. Flutuava. Flanava.
Fluía. Ele simplesmente existia! A frase de Nelson Rodrigues "toda mulher
devia amar um menino de 17 anos" furou-me o ventre e atingiu em cheio o, digamos,
coração. Depois havia lido numa revista feminina que o homem atinge sua potência
máxima dos 13 aos 22 anos. Robi, com 19, estava na faixa. Ótimo. O problema nessa idade
?que se pensa tanto em sexo que na hora de fazer quedamo-nos psicologicamente
impotentes, em pânico. A realidade ?tão besta comparada ?fantasia, àquele ser
esplendido que julgamos ser. Dos 13 aos 22 anos fazemos portanto muita ginástica. Física
e mental. Mas nunca em sincronia, eis a questão. Nunca estamos onde devíamos estar,
nunca estamos em parte alguma. A eterna dicotomia corpo e alma. E falando em
dicotomia, a razão dos meus devaneios, no momento, fazia observações, aliás muito
interessantes, sobre a sua (dele) conceituação de bem e mal. Para ele não existia.
Porque, veja, garota, o que ?legal pra mim pode não ser pra voc? tudo ?relativo,
aquele mendigo fodido ali na esquina pode estar muito mais numa boa que nós aqui bebendo,
meu pai se acha muito certo quando d?esmolas ou vai ?porcaria duma missa, mas o
mendigo pega ?grana e vai comprar cachaça e o padre vai gastar o dinheiro nas corridas
de cavalo e todo mundo então fica muito feliz pensando estar certo, era s?não pensar
,porra nenhuma ou at?cometer um crime que ia ter um sujeito feliz, sei l? vai que o
cadáver tivesse inimigos ou voc?própria morresse de tesão por sangue, tudo ?um
jogo, garota, o cara dança se não souber jogar; quer dizer, dança como meu pai, puta
babaca, ou o padre viciado ou o mendigo da esquina... Menos voc? Robi, pensei,
julgando-os todos. Arquivando-os, classificando-os para poder control?los, domin?los
senão voc?se perde na floresta e começa a chorar de medo, neném. Fazendo voltar o
filme do tempo, vi-me a mim própria dizendo aquelas s coisas. Com aquele mesmo ar de
rarefeito desprezo: Mas, o coração ?um. caçador solitário, sentenciei emocionada,
Carson MacCullers tinha razão, e Flanery 0'Connor e todas essas irlandesas e irlandeses
passionais, e at?Faulkner, Scott Fitzgerald, inclusive voc?Robi, que nada sabe de
nada, também com seu tacape envenenado.
Estávamos na época do Natal. Natal de 1976, amaldiçoado Natal fodido, mais precisamente
no dia 22 de dezembro, sexta-feira, e Robi ,tinha um problema: a irmãzinha de quatro
anos, faltava comprar o presente dela. Ele descobrira que Gugui (Maria Augusta) lhe daria
umas luvas bacanérrimas de moto, tinham custado uma grana, garotinha genial a Gugui, ele precisava
retribuir, saca? Não sabia com qu?
Uma boneca, sugeri irrefletidamente. Ele fez cara de "não d?pra inventar um
presente mais criativo?" Fosse então por isso, comecei a defender veementemente a
idéia: porque uma boneca voltou a ser um presente criativo, porque ?o sonho de toda
garotinha, porque hoje em dia tem bonecas geniais, porque era um presente que a Gugui não
esqueceria, porque eu ajudaria a escolher e porque e porque. E perguntei quanto ele tinha
porque, além de tudo, uma boneca custa uma nota preta. Robi espiou a carteira: uma quina
e dois duques. Setecentos, somei e traduzi mentalmente, deve dar.
Mas a tal boneca custou. duas quinas que eu tive de ajudar a pagar. Enquanto ele pegava o
dinheiro, meio sem jeito, eu argumentava:
- Fica como um presente meu para a Gugui. Sem ela saber, claro. Papai Noel ?invisível.
E depois, at?que eu gostaria de ter uma irmãzinha s?para dar um presente como esse...
Ele me olhou como quem diz "não faz média. Paga e pronto". O.K. Robi; neném,
vou ser clara. Para falar a verdade não ligo a mínima pra dinheiro, mas esta noite eu
acho que tenho de suborn?lo. A voc?e ?sua juventude. Pensava tudo isso enquanto ele
guiava sem destino (a boneca no banco de trás), perdidos no trânsito pesado daquela
cidade cheia de luzes, vozes arranhando alto-falantes, sinos transistorizados de Belém,
reflexos dourados, homens sanduíche, lixo, gritos de crianças ensandecidas pela Noite
Feliz.
E agora? O olhar dele desceu agudo, filhote de falcão da campina, sobre minhas pernas
cruzadas. Senti-me desconfortável. Sugeri comermos. Ele disse est?bem e eu olhei bem
firme para frente. Não queria ver aqueles olhos, não queria ver aquele rosto, não
queria ver aquela expressão especialmente perversa, infantilmente perversa, não queria
me sentir velha demais, o outro lado do espelho desse rosto cuja expressão também j?
fora minha, e sabia, que ele pressentia haver algo errado comigo, essa minha pretensa
segurança, pretensa maturidade, um vago movimento de mendicância, e que, por exemplo,
nem ao menos eu gostava de mim, senão não prosseguiria por tempos imemoriais caçando
aves implumes na orla do pântano. Se não estivesse ferida, estaria voando.
Fomos a uma cantina italiana. Ou melhor, eu o levei a uma cantina italiana. Garçons
amigos, contas penduradas, etc. A luz avermelhada das velas incidindo sobre o xadrez
vermelhinho das toalhas e lambendo-lhe o rosto, Robi ficava com uma expressão solene, de
coroinha. Mas não era bem assim, principezinho do ritual de iniciação. Ajeitei-me na
cadeira, pedi mais vinho, segurei sua mão debaixo da mesa (ele não admitia
demonstrações em público), apalpei suas pernas musculosas debaixo do grosso índigo
blue, pedi-lhe para afastar as coxas, mergulhei a mão com segurança, fechei os olhos e
pensei: Meu Deus. Retirei a mão, voltei ao vinho. Robi continuava sério, olhando além
da janela, além dos queijos, dos salames, dos presuntos que oscilavam sobre sua cabeça.
Como quem acompanha o vôo de uma mosca, foi descendo a vista e perguntou o que est?
olhando? Eu disse nada / me deixa encabulado / porque? / fica me olhando assim / assim
como? mordi os lábios, não confessar nunca! Nada. Não quer mais vinho? Estendeu
o copo, enchi, sorrimos. Não gostaria de ir para outro lugar? Os olhos negros baixos no
prato foram levantando lentamente, emergindo da sombra com macia ironia, mas o foco não
subiu além dos meus lábios. bem. Apague a vela, neném.
Sensivelmente alterada, informei-lhe que guiaria o automóvel. Não disse nada. Sentou ao
meu lado num silêncio noturno de animal confiante. As ruas que percorremos estão na
minha lembrança como um longo corredor recheado de espessa nebulosa cinza-chumbo varrida
por vento escuro. De esquina em esquina, clarões e colares de luzes assaltavam a mente
enevoada, mas, nem por isso, desviei-me do trajeto impresso em meu cérebro como uma fita
gravada, alheia ao álcool, aos impulsos, ?minha dor.
Bati a porta do carro. Robi, do outro lado, hesitava, olhando o pacote, retângulo negro
de estrelinhas prateadas sobre o banco traseiro. ?s?uma boneca, ninguém vai roubar,
ela tem destinatário. Encarou-me magoado "?s?uma boneca" mas
eu j?não estava pensando nisso.
0 quarto tinha um espelho redondo sobre a cama, e foi nele que eu e Robi nos vimos pela
primeira vez. Aparentemente não havia nenhuma diferença: uma mulher de estatura média,
cabelos castanhos sobre os ombros, rosto oval e pálido. Um homem, também de estatura
mediana, cabelos, etc. Nada. Nenhum indício do buraco negro, o corte no tempo. Robi
respirou fundo e agarrou-me por trás, grudando-se ao longo do corpo. Eu disse calma e ele
me jogou no colchão como uma bola de pingue pongue. Oscilei umas duas vezes, o colchão
gemeu dolorosamente. Deitou sobre mim, tentando desabotoar-me. Est?perdendo tempo, eu
disse levantando e me despindo. Cabeça pousada nas mãos, Robi sorria, preparando-se para
assistir. Muito esperto. Despi-me rapidamente e fiquei olhando bem na cara dele. Pronto,
eu disse, agora voc? Desviou o rosto, sem graça. Com a mão esquerda foi tirando o
blusão, a direita apagou a luz do teto, permanecendo apenas o foco avermelhado do abajur.
Estava deitada, fumando, quando sua massa rija desabou sobre mim. Procurei seus lábios
mas ele disse não, estou resfriado. Então. esperei. Voc?gosta assim? perguntou
ajeitando-me de bruços. Abraçava-me com palmas e dedos gelados, comprimindo minhas
costelas, machucando-as, em vez de acarici?las. A coisa funciona s?da cintura para
baixo, como um vibrador elétrico, mas ?bom, pensei, deixando-me penetrar rijamente
pelas costas, usando, por assim dizer, s?uma parte do meu corpo, como se o resto
estivesse paralisado, ou morto, como se aqui ninguém suportasse um dramático
relacionamento frontal, com beijos, orifícios, acidentes e cicatrizes, com um rosto, um
nome, uma biografia. 0 prazer ?bom, pensei, costuma ser forte, mesmo assim... Espiei
Robi e seu desempenho: cabelos grudados na testa molhada, uma das sobrancelhas arqueadas
de perversidade, lábios entreabertos para respirar, braços esticados, mantendo-me
firmemente afastada de seu corpo para ver melhor. 0 que me chateia ?esse distanciamento
crítico, parece estar consertando a moto essa máquina de prazer est?
olhando a coisa funcionar, como seu próprio coração a bater fora do corpo, as
engrenagens da máquina molhadas de suor e gosma orgânica, mais lento, mais acelerado,
mais lento, agora rápido, acelere, mais rápido, mais rápido. Pronto. Terminou.Ouvi Robi
ofegar. Continuei de costas. Estendi o braço e peguei um cigarro. A respiração agora
era regular, pesada. Virei-me para olh?lo: havia algo de comovedor sempre h?
algo de comovedor num jovem adormecido. Ficam tão desamparados. Braços estirados
de sonâmbulo (os mesmos que me empurravam, potentes, h?quinze minutos), mãos como dois
pássaros gêmeos, aninhados, desvalidos, o sexo recolhido no meio das pernas, envolto em
espumas de marés mortas, os músculos faciais desabados, descompostos, oferecendo-se e
negando-se ao mesmo tempo, supremamente, a qualquer contato humano, fosse um soco ou um
beijo, esse rosto inumano das crianças e dos deuses, esse destruidor florido por sobre
quem paira agora essa atmosfera verde de piscina lunar salgada, esse vapor ardente e
mortal, bafo primordial de mundos e canteiros de estrelas, de sentimentos em estado
gasoso, sóis e planetas.
Bem, pensei, ?tarde. Vesti-me rapidamente, em silêncio. Fechei a porta sem ruído.
Desci. O saguão deserto. Ao entrar no automóvel ,vi o pacote no banco de trás. Essa
agora, pensei. Carreguei essa boneca tempo demais, as juntas dos dedos me doem, o barbante
áspero imprimiu marcas profundas, roxas, em cruz, nas palmas feridas, o seu peso ?
insuportável. Reunindo minhas últimas forças, consegui tir?la do carro e lev?la
at?a portaria do hotel. Um empregado sonolento atendeu-me:
?para o rapaz do 35. Acorde-o às seis e quarenta e entregue o presente. Com
votos de Feliz Natal, pensei. Virei as costas e sa?
Guiando de volta para casa, eu me intrigava porque havia mandado o sujeito acord?lo às
seis a quarenta, porque especificamente seis e quarenta? Anoto mentalmente: perguntar ao
analista.
Márcia Denser nasceu em São Paulo e publicou seu primeiro livro, Tango
Fantasma, aos 23 anos. Aos 24 anos iniciou seus trabalhos jornalísticos na revista
"Nova", da Editora Abril, onde, por dois anos, assinou a coluna "Nova L?
Livros". Formou-se em Comunicações e Artes pelo Mackenzie. Jornalista,
publicitária e editora, trabalhou na Salles, Folha, Interview, Around, Vogue, A-Z, onde
foi redatora de criação, repórter especial, cronista e colunista de livros.
Coordenadora de Oficinas Literárias desde 1990, tem obras publicadas na Alemanha,
Suíça, Holanda, Estados Unidos e Rússia. Participou do Lateinamerikas'90, programa de
intercâmbio cultural Brasil/Alemanha, ao lado de Marcos Rey, Oswaldo França Jr., Nelson
Pereira dos Santos e Suzana Amaral, dando conferências em oito cidades da Europa. Ficou
conhecida como a escritora favorita de Paulo Francis que dela disse: "H?no Brasil
uma escritora que sabe escrever. Seu nome ?Márcia Denser. Tem uma linguagem límpida,
sem retoques, bem diversa desse pseudo-romantismo retórico que caracteriza boa parte da
nossa ficção. Denser situa-se entre os raros criadores de linguagem, aqueles que têm
algo de muito novo a dizer. Quanto aos outros, resta-lhes a rabeira da História.
Muitos a intitulam de musa dark da literatura brasileira.
Bibliografia:
No Brasil:
- Tango Fantasma (contos), 1977.
- O Animal dos Motéis (novela em episódios), 1981.
- Muito Prazer (contos eróticos femininos), antologia, 1982.
- O Prazer ?Todo Meu (contos eróticos), antologia, 1984.
- Exercícios para o Pecado (novelas e contos), 1984.
- Diana Caçadora (contos), 1986.
- A Ponte das Estrelas (aventura), 1994.
- Diana Caçadora & Outras Histórias (antologia pessoal, no prelo).
No Exterior:
- Tigerin und Leopard, Amman, Zurique, 1988, e Rowoholt Verlag, Suíça, 1992.
- Het Lekkerste in he Leven, Novib, Utrecht, Holanda, 1992.
- On Hundred Years After Tomorrow (brazilian women's in the 20th century), Indiana Press,
Indiana, USA, 1994.
- Urban Voices, Contemporary Short Stories from Brazil, University Press of America,
Maryland, USA, 1999.
Texto foi extraído do livro "Animal dos Motéis", Civilização Brasileira-
Massao Ono / Editores Rio de Janeiro, 1981, pág. 31.
|