Lembro Jamil Snege, atrás da mesa, cigarro entre os dedos: "Carnaval em Curitiba?
Não dá. O sujeito pula na rua, alegrinho, vem o guarda e prende!" Vendo de um certo
jeito, é uma espécie de maldição esse carnaval ou não-carnaval na
cidade. Temos até de nos explicar por escrito, como agora. Parece que carregamos a culpa
pela falta de espírito carnavalesco, a vergonha do falso rebolado, essa triste ausência
de brasilidade, quem sabe até falta de patriotismo! Quando o Brasil inteiro dança, nós
aqui, naquele silêncio de missa, andando pelas ruas vazias, metendo o olho crítico no
primeiro engraçadinho que sai por aí fazendo escândalo. Coisa de bêbados!
Nem as crianças se entusiasmam: uma terça-feira gorda no Parque Barigüi, que descanso!
Parece que estamos passeando em Genebra num começo de primavera! Nenhuma máscara de
pirata ou palhaço, nada de serpentina, nem um único confete no chão, naquelas trilhas
onde o pessoal sério faz a firme corrida vespertina, bufando, como se não estivesse
acontecendo nada no resto do Brasil. É uma coisa tão desenxabida, que quem defende o
carnaval da cidade tem de fazê-lo aos gritos, em altos brados, tem de exigir atitude das
autoridades, reclamar por leis mais severas, mandar requerimento aos vereadores! Ora,
alguma coisa tem de ser feita contra esse crime, parecem dizer, contra essa terrível
indiferença!
Bem, carnaval que precisa de lei ou regulamentação, que precisa de muito apoio, defesas
apaixonadas para uma platéia apática ou apenas discretamente divertida, tem alguma coisa
errada ou não tem nada errado; apenas não existe. Parece que há uma
incompatibilidade radical entre o espaço curitibano e a idéia de carnaval. Digo
"espaço" porque, no período, uma horda imensa de curitibanos foge daqui,
desabala-se sôfrega em filas intermináveis para descer ao litoral onde, apertada na
multidão que enche calçadas, praias, restaurantes, bares, supermercados e apartamentos,
passa quatro dias, às vezes sem água na torneira, reclamando da chuva. Ou os habitantes
escapam para Floripa, para o Rio, escondem-se em Antonina, em qualquer lugar onde possam
se divertir. Aqui, alguma coisa decididamente não combina.
E não é de hoje. A edição de O Paranaense, de 15 de fevereiro de 1880, ilustra-nos
Wilson Martins, descrevia os "folguedos carnavalescos" como um desfile de
"raras e desengraçadas figuras". Observe-se a finura crítica da expressão,
nossa marca registrada: "desengraçadas figuras" onde naufraga o
carnaval, brilha a linguagem.
Há algumas surpresas. Anos atrás, fui pela primeira vez ao antigo Bar do Ermes em pleno
carnaval: fregueses bebiam cerveja tranqüilos nas mesas espalhadas, como numa noite de
outubro. Mas percebi um som ao fundo, algo que vinha dos subterrâneos, vibrava o chão,
uma espécie de bate-estacas que se aproxima. Descobri a escada para o porão e naquele
pequeno espaço sem ar, enfumaçado, como na Chicago da Lei Seca, vislumbrei uma multidão
clandestina que pulava carnaval, acotovelando-se no escuro com serpentina e tudo, num
calor infernal e transpirando alegria. O contraste entre aquele caldeirão nas trevas e a
paz iluminada lá da terra me sugeriu uma manchete possível para a Tribuna do Paraná:
"Polícia estoura ponto de carnaval em Curitiba!"
Tudo bem: não temos carnaval. Mas vejamos de outro modo: em vez de defeito, não seria
esse um capital respeitável a ser mais bem-aproveitado? Uma importante cidade brasileira
substancialmente avessa ao carnaval! São quatro ou cinco dias de silêncio, de grandes
espaços vazios para caminhar e toda a infra-estrutura de lazer sub-aproveitada,
teatros fechados, cinemas às moscas. Calculem-se os milhares talvez milhões
de brasileiros que, como eu, acham carnaval uma coisa aborrecida e que muitas vezes
se submetem por absoluta falta do que fazer àqueles desfiles intermináveis e
chatíssimos da rede Globo, oitocentas horas seguidas da mesma coisa, torturados por
sambas-enredos idiotas e clonados ao infinito na alegria militarizada da avenida.
Pois esse povo sofrido e sem opção encontraria em Curitiba o seu paraíso! Quanta coisa
poderia ser programada nesse período! Desde a versão hard digamos, um Festival
Internacional de Música Sacra ou um Concurso Nacional de Canto Gregoriano , até
opções mais suaves, como, quem sabe, Encontros de Jazz Instrumental, algo assim, ou uma
boa Mostra do Cinema Escandinavo, etc. São muitas opções. O único cuidado deverá ser
vetar expressamente manifestações de MPB, porque atrás delas sempre há o risco de um
trio-elétrico aparecer e aí, bem, aí sai todo mundo correndo, acabou o carnaval
curitibano e voltamos à estaca zero.
Cristovão Tezza (1952) é natural de Lages, Santa Catarina. Em 1961, a família
se mudou para Curitiba, Paraná. Em 1968 passou a integrar o Centro Capela de Artes
Populares (CECAP), dirigido por W. Rio Apa, com quem trabalhou até 1977. Ainda em 1968,
também participa da primeira peça de Denise Stoklos, e no ano seguinte de duas montagens
do grupo XPTO, dirigido por Ari Pára-Raio, sempre em Curitiba. Em 1970 concluiu o ensino
médio no Colégio Estadual do Paraná. No ano seguinte, entrou para a Escola de
Formação de Oficiais da Marinha Mercante (RJ), desligando-se em agosto do mesmo ano. Em
dezembro de 1974, foi a Portugal estudar Letras na Universidade de Coimbra, matriculado
pelo Convênio Luso-Brasileiro, mas como a universidade estava fechada pela Revolução
dos Cravos, passou um ano perambulando pela Europa. Em janeiro de 1977, casou-se. Em 1984,
mudou-se para Florianópolis (SC), onde trabalhou como professor de Língua Portuguesa da
UFSC. Voltou a Curitiba em 1986, agora dando aulas na UFPR, onde leciona até hoje. Em
1988 publicou "Trapo" (Brasiliense), livro que tornou seu nome conhecido
nacionalmente. Nos dez anos seguintes, publicou os romances "Aventuras
provisórias" (Prêmio Petrobrás de Literatura)," Juliano Pavollini",
"A suavidade do vento", "O fantasma da infância" e "Uma noite em
Curitiba". Em 1998, seu romance "Breve espaço entre cor e sombra" (Rocco)
foi contemplado com o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (melhor romance do
ano); e "O fotógrafo" (Rocco), publicado em 2004, recebeu no ano seguinte o
Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano e o Prêmio Bravo! de
melhor obra.
Sua tese de doutorado (USP), "Entre a prosa e a poesia - Bakhtin e o formalismo
russo", foi publicada em 2002 (Rocco). Também na área acadêmica, Cristovão
Tezza escreveu dois livros didáticos em parceria com o lingüista Carlos Alberto
Faraco (Prática de Texto e Oficina de Texto, editora Vozes), e nos últimos anos tem
publicado eventualmente resenhas e textos críticos no jornal Folha de S.Paulo.
Em 2006, assinou contrato com a Editora Record, que começou a relançar sua obra. Em
julho de 2007 foi publicado seu novo romance "O filho eterno", e foram
reeditados, com novo projeto gráfico, seus romances "Trapo", "Aventuras
provisórias" e "O fantasma da infância".
Texto publicado no "Caderno de Idéias", nº 8 - Curitiba, fevereiro de 2004.
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